DADOS DO PROJETO
- Local: São Luís – MA
- Obra: Galpão SATEC
- Aplicação: Concretagem em piso com utilização de Fibras
- Aplicador: Supermix e Arte Pisos Industriais
- Área total: 238 m²
- Data: Maio/2021
- Representante: SATEC Representações
PRODUTO UTILIZADO
- TUF-Strand SF Microfibra
- Fiberstrand Microfibra
- ViapolSela Junta PU
ESCOPO
- Reforço tridimensional
- Resistência ao impacto
- Controle das fissuras de retração
- Efeito anti-spalling
RESUMO DO PROJETO
Para o projeto do seu novo galpão a SATEC Representações buscava uma solução para o piso de concreto que garantisse melhor desempenho, durabilidade e maior facilidade na execução, e que também tivesse melhor custo benefício comparado a utilização das telas soldadas.
Para atender essa demanda a equipe técnica da Viapol indicou a utilização das fibras TUF-STRAND SF e FIBERSTRAND.
O concreto utilizando a microfibra a TUF-STRAND SF e microfibra FIBERSTRAND foi escolhido por reduzir o trabalho no processo de montagem da tela soldada. Além de garantir maior velocidade durante a execução da concretagem, permitindo também redução de segregação, exsudação e o aumento da durabilidade da resistência ao impacto e à fadiga.
As fibras estruturais TUF-STRAND SF, compostas por um blend de polipropileno/polietileno, são patenteadas e podem ser utilizadas em uma variedade de aplicações para substituir com sucesso e as fibras de aço e as telas soldadas. A TUF-STRAND SF foi desenvolvida para proporcionar maior ancoragem na matriz do concreto garantindo reforço tridimensional, ganho de resistência pós-fissuração, resistência ao impacto, à fadiga e controle das fissuras de retração.
A microfibra de polipropileno monofilamento para reforço secundário, FIBERSTRAND, foi desenvolvida especificamente para reduzir a formação de fissuras no concreto no estado plástico. O uso da Microfibra FIBERSTRAND em concreto melhora significativamente o desempenho e a durabilidade do concreto, atuando como reforço secundário e pode ser utilizada em conjunto com reforços primários.