Como o setor de construção civil pode se preparar para os próximos anos?

Como o setor de construção civil pode se preparar para os próximos anos?

Nos últimos anos acompanhamos uma movimentação do setor automotivo devido à instabilidade econômica, e em janeiro deste ano, a notícia do fechamento das plantas brasileiras da Ford deixou bastante gente preocupada. Além do impacto econômico nacional, as cidades, famílias, e os prestadores de serviços, sofrerão os impactos gerados na cadeia de profissionais com mão de obra qualificada para essa indústria.

Por um lado, vemos uma preocupação com segmentos como varejo, serviços e a própria indústria de automóveis, no entanto, setores como a construção civil puderam sobreviver às diversas crises, principalmente a pandemia da COVID-19. Com parte dos trabalhadores fazendo home office cresceu a demanda por pequenos reparos, reformas internas e externas, mudança de imóveis, e até de cidade etc.

Se observarmos as oportunidades que essa mudança comportamental nos trouxe e as perspectivas do mercado para um futuro próximo, o processo de inovação nas empresas do setor de construção passará a fazer parte das ações prioritárias e empresas como a Viapol poderão crescer e praticamente dobrar de tamanho em médio prazo. Com o objetivo de desenvolver produtos e soluções para a construção civil, em seus 30 anos, nossa empresa passou de um portfólio de 5 produtos para mais de 1.200 itens que atendem o mercado interno e externo.

Uma mão de obra qualificada, baixo turnover e uma equipe de líderes alinhados com a responsabilidade social em relação a si mesmo e ao trabalho que desempenha dentro da empresa, são características que garantem o empenho e o desenvolvimento de um grande time. Nosso plano de carreira contribui para que haja uma retenção maior de funcionários e novas oportunidades para os próximos 5 anos e 10 anos, destacando a importância de buscarmos uma mão de obra especializada e de fácil adaptação às mudanças que nosso setor exige.

Mesmo com as oscilações econômicas vividas pelo Brasil atualmente, nosso time de P&D está empenhado em estudar as tendências em tecnologia para o futuro, pensando em sustentabilidade e desempenho, para que a empresa continue crescendo gradualmente, ano após ano, disponibilizando produtos e soluções eficazes para o mercado de construção civil.

* Ariovaldo José Torelli é Presidente da Viapol

Leave A Comment

Your email is safe with us.