RECUPERAÇÃO DE FACHADAS EM CONCRETO APARENTE – TJ Santa Catarina

RECUPERAÇÃO DE FACHADAS EM CONCRETO APARENTE – TJ Santa Catarina

DADOS DO PROJETO

  • Obra: Tribunal de Justiça de Santa Catarina
  • Local: Florianópolis/SC
  • Aplicação: Tratamento de  Superfície de Fachadas em Concreto Aparente.
  • Executor: Renovar Gestão de Suporte Predial e Industrial Eirelli
  • Área: 16.000m²

 

PRODUTOS UTILIZADOS

  • FUSEPROTEC SELADOR
  • FUSEPROTEC SUPER BRILHO E FOSCO
  • FUSEPROTEC DILUENTE

 

ESCOPO DO PROJETO

Garantir uma fachada com resistência aos intemperes, ação da agua e com bom acabamento estético.

 

   

 

RESUMO DO PROJETO

A inauguração das instalações do Tribunal de Justiça de Santa Catarina ocorreu em 03 de março de 1975, tendo a primeira edificação uma fachada de aproximadamente 16.000m2 em concreto aparente, revestida com pintura de base acrílica na cor cinza concreto.

A recuperação da fachada teve início em 2019 com a execução pela empresa Renovar Gestão e Suporte Predial, que optou por adotar a linha de verniz acrílico FUSEPROTEC SUPER  da VIAPOL. Com a adoção da linha de vernizes FUSEPROTEC SUPER se manteve a características estética do prédio, possibilitando ainda uma fachada com ótima  resistência a água,  alcalinidade do concreto, ao intemperismo com  à ação da maresia, devido a proximidade da edificação com o mar!

A recuperação se deu inicialmente com o lixamento de toda a fachada com discos específicos, a fim de remover a pintura antiga. Num segundo momento foi executada a lavagem por hidrojateamento, a fim de melhorar a aderência do FUSEPROTEC SELADOR, eliminar o pó, as sujidades, os restos de revestimento, vernizes, tintas, fungos, bolor, carbonatação ou qualquer tipo de material que pudesse prejudicar a aderência.

Na sequência foi feito o estucamento de buracos e  imperfeições do substrato com argamassa de cimento e areia, garantindo a planicidade da superfície.

Após o preparo de todo o substrato foi procedida a aplicação, com rolo de pintura, de 1 (uma) demão do FUSEPROTEC SELADOR ( antigo SELADOR FC ), uma emulsão acrílica com grande capacidade de penetração e aderência, utilizado como selador para aplicação posterior do verniz FUSEPROTEC SUPER BRILHO. Além de promover a aderência do verniz ao substrato, o FUSEPROTEC SELADOR reduziu as manchas e proporcionou um tom uniforme para a fachada receber, na sequência, o verniz FUSEPROTEC SUPER BRILHO.

A segunda demão aplicada foi do FUSEPROTEC SUPER BRILHO, 4 (quatro) horas após a aplicação do FUSEPROTEC SELADOR, com um rendimento médio de 126m2/18lts.

Por se tratar de um ambiente muito próximo ao mar, fez-se necessária uma terceira demão de verniz, 8 (oito) horas após a aplicação do FUSEPROTEC SUPER BRILHO, dessa vez utilizando-se o FUSEPROTEC SUPER FOSCO. Também obedecendo ao consumo médio de 250ml/m2, o FUSEPROTEC SUPER FOSCO veio a mitigar a ação da maresia, possibilitando uma superfície de acabamento tipo concreto aparente com baixo brilho e excepcional resistência à agentes agressivos!

Leave A Comment

Your email is safe with us.