DADOS DO PROJETO

 

PRODUTOS UTILIZADOS

ESCOPO DO PROJETO

 

RESUMO DO PROJETO

Após o aparecimento de algumas fissuras nos postes de telefonia na região da grande São Paulo, uma equipe de engenharia identificou a necessidade de execução de reforço estrutural nos postes.

Foram estudadas diversas opções de reforço, e avaliou-se até mesmo a possibilidade de demolição dos postes.

     

 

A equipe técnica da VIAPOL apresentou ao projeto a solução de reforço com fibra de carbono tipo VIAPOL CARBON CFW 300, que, após a realização dos cálculos, o projetista concluiu que esta seria a melhor solução,  devido ao aumento de ductilidade e travamento das emendas por transpasse.

Atualmente o reforço com fibras de carbono vêm ganhando espaço por ser uma excelente solução técnica adotada por projetistas, devido à sua ampla área de aplicação e às suas inúmeras vantagens. Essa tecnologia é utilizada quando ocorre aumento de sobrecarga na estrutura causada por erros de dimensionamento, mudanças no sistema estrutural, falhas na execução e mudança na utilização da estrutura.

O tecido de carbono VIAPOL CARBON CFW 300 é “moldado in loco” a partir de dois componentes primários (fibra e o polímero). A fibra é fornecida na forma de tecido e saturada com resina epóxi. Na medida em que ocorre a cura do epóxi, forma-se um composto rígido que se molda à estrutura, ligando-se monoliticamente ao substrato, com aumentos moderados na capacidade de suportar cargas compressivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *