Movimento Construção Saudável promove o Dia da Impermeabilização

Movimento Construção Saudável promove o Dia da Impermeabilização

O movimento construção Saudável promoveu, nesta semana, 11 de novembro, o Dia da Impermeabilização. A data, criada pelo Movimento Construção Saudável, promove uma reflexão sobre a importância da saúde das construções e daqueles que vivem nelas. Além das ações de conscientização online, o Movimento apresenta o Manifesto pela Saúde. O objetivo é que em 2021 a data seja oficializada no calendário nacional por projeto de lei.

O Manifesto da Construção Saudável pela Saúde fala sobre a importância de pilares como conhecimento, conscientização, mobilização e prática, necessários para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. O documento enfatiza a importância da prática da impermeabilização como fator de melhoria da saúde e reforça o compromisso de atuação do Movimento para mobilizar a sociedade e colocar esse discurso em prática. O Manifesto está disponível na íntegra no site: http://construcaosaudavel.org/manifesto.

Este intuito vai ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número três, proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que trata do bem-estar e saúde do cidadão.

O Movimento Construção Saudável tem como objetivos conscientizar e mobilizar a sociedade sobre o impacto da impermeabilização na saúde das pessoas, na segurança e valorização das edificações, contribuindo para promoção da saúde e do bem-estar.

A impermeabilização deve estar prevista desde o projeto da construção. Um local impermeabilizado gera um ambiente mais saudável e próprio para ser habitado – como moradia ou ambiente de trabalho e lazer -, livre de possível alergênicos causadores de doenças graves em crianças e idosos.

Segundo dados do IBI (Instituto Brasileiro de Impermeabilização), a umidade responde por 85% dos problemas encontrados nas construções brasileiras. 

Sobre o Movimento Construção Saudável 

http://construcaosaudavel.org  

O Movimento Construção Saudável reúne as principais empresas do mercado de impermeabilização – Mactra, Sika, Vedacit e Viapol – com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde das habitações e das pessoas.

Criada em 2019, a iniciativa discute os benefícios de impermeabilizar de forma correta e as consequências que o processo traz para a saúde das pessoas. O Movimento promove ações em eventos, revendas, home centers e demais pontos de venda. 

Conscientes do impacto na vida da população e de que grande parte espera o problema aparecer ao invés de prevenir, as empresas criaram o Movimento para conscientizar os profissionais, ampliar a percepção da sociedade sobre a importância do tema e, consequentemente, fortalecer o setor para transformar essa realidade.

Leave A Comment

Your email is safe with us.