DADOS DO PROJETO

Obra: ETE Jarivatuba

Local: Joinville / SC

Aplicação: Tratamento de fissuras, reforço estrutural, impermeabilização interna, concretagem e proteção externa

Data Inicial: Janeiro 2022

Aplicador: BODQUENA ENGENHARIA

Contratante: Águas de Joinville

Consultor: Petra Consultoria

Área Total: 14mil m²

 

PRODUTOS UTILIZADOS

 

ESCOPO

 

RESUMO DO PROJETO

A Companhia Águas de Joinville, preocupada em preservar as condições de serviço e durabilidade da maior estação de tratamento de esgoto de Santa Catarina, investiu grande recurso para recuperação estrutural e impermeabilização da ETE Jarivatuba. Os trabalhos realizados, atingiram o objetivo da Universalização do acesso do esgotamento sanitário e combate de perdas.

Com capacidade de tratamento em 6 l/s, a ETE Jarivatuba, contou com inspeções estruturais e diagnósticos da empresa Petra Consultoria. Como vencedora da licitação, a empresa Bodoquena Engenharia, executou todos os serviços previstos em projeto. E, a VIAPOL, colaborou na assistência técnica/comercial e fornecimento dos produtos, para obter um ótimo trabalho. O resultado dessa parceria, com todos os players envolvidos, foi o desempenho já esperado da ETE Jarivatuba, com condições plenas de estanqueidade.

No tratamento das fissuras localizadas nas posições verticais da parede, com distanciamentos simétricos, foram utilizadas as resinas de injeção Aqua Dam Gel BR, para situações de menor intensidade de vazamentos. Já nos pontos com maior pressão de vazamentos, foi aplicado resina de injeção Aqua Dam Espuma BR, seguido do Aqua Dam Gel BR. Que aumentou a resistência contrapressão do efluente, atuante na fissura.

A técnica de tratar fissuras com injeção, promove total colmatação no percurso da fissura.  A utilização dos sistemas Aqua Dam, apresentou como vantagem, a desnecessidade de parar operação dos reatores. Pois, a reação de expansão do produto para selamento na fissura, ocorre junto com efluente da estrutura em carga hidrostática.

Após constatação da estanqueidade nas fissuras, iniciou-se a etapa de concretagem externa nos tanques, para aumentar a seção transversal da parede. Na fixação da armadura, foi utilizado adesivo epóxi de alta fluidez, Viapoxi Adesivo Gel. A execução da concretagem foi por meio de projeção, proporcionando maior produtividade na obra, quanto ao traço do concreto. Além dos aditivos, para aferir trabalhabilidade e menor refletância, foi adicionado 1% sob peso do cimento. Redutor de permeabilidade por cristalização integral, Eucon Vandex AM, o qual reage com subproduto do cimento hidratado formando cristais que ocupam os vazios capilares do concreto, bloqueando passagem de água.  Outra propriedade do Eucon Vandex AM 10, é a capacidade de cicatrização autógena em fissuras passivas de até 0,4mm. Pois, a cristalização fica inerte após reação no estado plástico e reativa com presença de água, no estado endurecido do concreto. Ou seja, qualquer suposta manifestação de fissura passiva com passagem de água, ou efluente no estado de serviço da estrutura, o cristalizante Eucon Vandex AM 10 irá atuar com umidade na fissura.

Procurando evitar fissuração por retração após concretagem, ainda no estado fresco, foi aplicado um agente de cura química, o Curacreto 309. Que atende os requisitos da norma ASTM C309-3 Standart Specefication for Liquid Membrane, preconizando redução da perda de água por evaporação em 72h. A metodologia de aplicação, se deu com um pulverizador de baixa pressão em demão única. Os trabalhos internos dos tanques, ocorreram com a primeira etapa, remoção do impermeabilizante existente através de ferramentas mecânicas. Como lixadeira com disco de desbaste de rebolo diamantado e, também, a abertura da porosidade e rugosidade da superfície padrão CPS 4, de acordo com guia ICRI 310.2 (Internation Concrete Repair Institute).

Após preparo da superfície e limpeza, aplicou-se o impermeabilizante Vandex Super, caracterizado como cristalizante utilizado na superfície do concreto na forma de camada protetora. Vandex Super possui as propriedades de cicatrização de fissuras expostas e passivas com abertura < 0,4mm, além disso, foi uma ótima solução devido a necessidade de substrato saturado. Visto que, existia curto período de tempo para redução do nível do efluente e paralização da operação do tanque para limpeza. Outra vantagem com Vandex Super, foi a rápida aplicação no consumo de 1,5kg/m2 com secagem rápida de, aproximadamente, 2h entre demãos, utilizando como ferramenta manual, a trincha. O Vandex Super, apresenta resistência contra agressividade química com decomposição biológica dos efluentes domésticos, além de resistir às pressões hidrostáticas positivas e negativas. Com efeito da difusão dos cristais para dentro da porosidade do concreto, o Vandex Super, garante proteção e estanqueidade da estrutura.

Para proteção externa dos tanques, contra agressividade ambiental, adotou-se como pintura acrílica e impermeabilizante, o Fuseprotec Parede. Que por ser pronto para uso, contribuiu com maior produtividade e economia, aplicando primeira demão diluída para finalidade de imprimação.  Em um curto período de intervalo, a segunda e terceira demãos, foram realizadas sem diluição nas funções de impermeabilização e acabamento. Além de garantir, o cobrimento de uma excepcional proteção externa e ótimo acabamento, Fusprotec Parede oferece menor absorção térmica, colaborando com redução das dilatações estruturais, causadas pelas variações de temperatura.

A ETE Jarivatuba é um exemplo de sucesso como estrutura de saneamento estanque, graças ao projeto bem definido, mão de obra especializada e utilização de produtos com qualidade VIAPOL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *