REDUTOR DE PERMEABILIDADE COM VANDEX AM-10 EM SUBSOLO

REDUTOR DE PERMEABILIDADE COM VANDEX AM-10 EM SUBSOLO

DADOS DO PROJETO

  • Local:  Grande Florianópolis/SC
  • Aplicação: Fundações e cortinas de subsolo
  • Executor: HJC Serviços de cristalização e impermeabilização
  • Construtora: Baia Sul

 

PRODUTOS UTILIZADOS

  • Aditivo Cristalizante EUCON VANDEX AM 10
  • Perfil hidroexpansivo SUPERSTOP

 

ESCOPO DO PROJETO

Garantir uma estrutura de concreto armado com baixa permeabilidade mediante a soluções com adições no concreto.

 

RESUMO DO PROJETO

O empreendimento Mirante do Alvoredo está localizado em uma região com perfil geológico com baixo ângulo de atrito, argila mole, siltes pouco compactos e a presença de lençol freático próximo a superfície. O fluxo da água presente no solo alertou a necessidade de uma estrutura de concreto no sub solo que resistisse aos esforços mecânicos de empuxos, bem como a necessidade de se elaborar um traço de concreto que garantisse uma menor porosidade e permeabilidade, resultando maior durabilidade.

Diante desses fatos, a construtora Baia Sul Empreendimentos adotou soluções diferenciadas sugeridas pela equipe técnica da Viapol, visando garantir maior Vida Útil de Projeto (VUP) nas estruturas de subsolo. Para isso foi utilizado o redutor de permeabilidade EUCON VANDEX AM 10 no concreto, que foi determinante para redução da permeabilidade do concreto nas fundações, cortinas e pisos.

 

EUCON VANDEX AM 10 é um aditivo cristalizante que age por uma combinação química no hidróxido de cálcio Ca(OH)₂ na fase de hidratação do cimento, modicando essa estrutura em nano cristais, cuja morfologia compacta e insolúvel preenche os poros capilares do concreto impedindo a percolação da água.

A preocupação com as juntas de concretagem também foi ponto crucial, e por isso foi adotado o SUPERSTOP, um perfil adesivo hidro expansível a base de bentonita granulada que, disposto na estrutura conforme projeto estrutural, garantiu total impermeabilidade nas juntas. O perfil SUPERSTOP além da aderência do próprio adesivo, foi utilizado fixação mecânica a fim de garantir o posicionamento adequado no ato do lançamento do concreto.

A associação da cristalização do EUCON VANDEX AM 10 com o SUPERSTOP no tratamento das juntas, atendeu a grande expectativa técnica em ter um subsolo estanque.

Leave A Comment

Your email is safe with us.